Páginas

terça-feira, junho 21, 2011

Malefícios do Trabalho Infantil - Não é Preciso ver para Crer

Olá amigos:

É preciso aprofundar esta questão, creia nisso.
Lembro-me de uma foto em um  cartaz, que acompanha um belo trabalho do CENPEC, feito para OIT (Organização Internacional do Trabalho) destinado a professores e alunos. Ali aparecem dezenas de crianças operárias, sendo mostradas com orgulho por uma fábrica de tecido em Bangu, no Rio de Janeiro (século 19/20). Uma triste realidade que vem dos primórdios da civilização e que se tornou mais visível com o surgimento da Revolução Industrial, quando as crianças se tornaram operárias.   Mão-de-obra barata, que gerava maiores lucros, não importando os  malefícios físicos, psíquicos e morais, além dos óbitos.  Setenta mil crianças e adolescentes morreram no ano passado em todo o mundo. Milhares sofreram acidentes, queimaduras, ficaram deficientes e tiveram óbitos no Brasil.
Por isso reafirmo que se cada pai e mãe soubesse, de fato, os malefícios reais que o trabalho precoce produz, jamais os colocariam à disposição de amaldiçoados patrões. As mazelas proporcionadas pelo trabalho precoce que os acompanham a vida inteira, tosse constante, coração fraco, deformações ósseas, dores nas costas, desvios da coluna, atrofias, zumbidos nos ouvidos, anemias profundas, dificuldade para aprender, medo, aleijamentos e óbitos.  Ah, se eles soubessem que uma criança é um ser em formação, que se completa aos 21 anos, portanto, todo seu corpo não está preparado para enfrentar um trabalho precoce! A exigência ultrapassa seu limite. É um impacto muito grande
Atenção: quem enfrenta esta situação será, sem dúvida, uma pessoa medrosa, sem iniciativa, frustrada, como se não pudesse enfrentar o novo, alcançar o mercado de trabalho  quando adulto. Ah, se os pais soubessem que as crianças/ adolescentes têm apenas uma única oportunidade de crescimento e desenvolvimento e sofrem grande influência do meio!  Se este for hostil tal qual o trabalho precoce, já era, acabou, não tem mais chance.
Caro amigo, esta é certeza que fica! Vamos difundir estas verdades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Insira seu comentário aqui.