Páginas

sexta-feira, dezembro 02, 2011

A Exploração sexual e o Tráfico de Crianças é o que Existe de Pior na Sociedade.


Olá amigos:

A Exploração Sexual da criança e adolescente é crime.

É a mais violenta das piores formas de trabalho Infantil que hoje conhecemos porque colocam fim à vida e ao sonho de crescer de nossas  crianças. Podemos dizer que são infâncias abortadas,que irão se transformar em adultos machucados psicológicamente.

As vitimas são bastante conhecidas de todos nós, educadores sociais. Neste mundo existem meninos e meninas, negras e pardos. São de baixa classe social e baixo nível educacional, oriundos da periferia urbana. Quando traficadas a idade prevalente é a de 16 e 17 anos, sendo maioria meninas.

É a terceira atividade ilícita mais lucrativa do mundo. O tráfico de pessoas arrecada anualmente cerca de 32 bilhões de dólares segundo a Organização Internacional de Migração – OIM. Cerca de 4 milhões de mulheres e meninas são vendidas a cada ano para serem submetidas à escravidão e à prostituição.

Apenas em 2002, afirma um estudo da UNICEF, 1.3 milhões de crianças foram traficadas internacionalmente com fins de exploração sexual. Na América Latina, dados recentes, mostram que 2 milhões de meninas, meninos e adolescentes foram vitimas da exploração sexual comercial e laboral.

As causas principais são a existência e o crescimento das redes do crime organizado; a violência familiar; as situações de exclusão social e a insuficiência de ações legais, de controle e atenção ao problema, entre outros fatores.

É necessário reforçar as estratégias de intervenção para inibir esta situação, entre elas o reforço da escolarização das crianças, incremento à complementação da renda familiar, sensibilização do empresariado, desenvolvimento de campanhas, mobilização da sociedade civil e fortalecimento das instituições de direitos.

Pensar em ações conjuntas que envolvam os Ministérios de Ação Social, Justiça, Turismo, Esporte, Educação, Saúde, Alfândegas, Imigração, Plicias. Magistrado, Promotores públicos, Procuradores do Ministério Público.

Reflexão

A sensação que temos é de impotência, diante dos números apresentados. Mas não podemos nos acomodar aceitando estes fatos.  É preciso vencer o mal. Não é este o mundo que queremos deixar para as crianças de hoje, ou para aquelas que ainda nascerão.  É preciso reafirmar sempre este pensamento, todos os dias.

É preciso colocar a miséria do próximo no nosso próprio coração.  É preciso continuarmos nos indignando dia a dia. Esta é a força que nos moverá sempre. Em busca do amor. O que vimos neste texto é a oposição ao amor. Que nos remete ao ódio.  Mas o oposto do amor não é o ódio é a indiferença. Ela é a causa maior e final de tudo que expressamos no texto acima.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Insira seu comentário aqui.