Páginas

sábado, fevereiro 18, 2012

Ser Grande é Abraçar Uma Causa Pelo Irmão Humilde


Criança brincando pula cela - Portinari

Olá amigos:
A gratidão é o único tesouro dos humildes ( William Shakespeare )

Criança de doze anos é estuprada dentro de ônibus no Rio de Janeiro. É revoltante saber que a violência contra crianças não tem limites.  Entra-se pela porta do ônibus, e mediante ameaça de morte, estupra e sai como se nada tivesse acontecido. Uma câmara flagrou o monstro  que tinha um sinal no braço direito. Nesta altura já existe centenas de pessoas que o reconheceram pela TV e vão denunciá-lo. Vão utilizar o Disque Denuncia -100 ou 0800 16 11 11 e colocá-lo no único lugar que lhe cabe, a reclusão. Depois, farão uma avaliação para entender o nível de  pederastia que o envolve. Se não puder ser tratado deve permanecer recluso. Quem não é capaz de estabelecer limites para seus desejos não pode viver em sociedade. É muito sério!

O Brasil é um país infanticida. Milhares de crianças são violentadas todos os dias e chegam a perder suas vidas. A violência pode ser entendida de várias maneiras:  Sexual, agressão física, castigos que beiram a tortura, trabalho exploratório, na sala de aula quando não  respeita o seu tempo de aprendizagem, quando não permitem o seu direito de brincar, quando a prevalência não é respeitada no seu direito a saúde, quando a escola não fornece uma merenda balanceada e quando negam o direito de escolha com dignidade.

Na verdade existe uma razão para esse fato. A individualidade que permeia a sociedade. A perda da identidade da família. As drogas. A falta de compromisso dos nossos políticos para com as crianças A corrupção que desvia milhões de R$. Ministros afastados em menos de um ano de governo.  A carência de modelos para nossas crianças e adolescentes. A era do tudo é permissivo, o que provoca uma inversão de valores. As crenças construídas são destrutivas e visa o bem estar pessoal. Não existe respeito a verdadeira democracia. Liberdade foi confundida com libertinagem.A impunidade. Esta consciência é que faz todos nós covardes e desesperançosos.

Para mudar de rumo é preciso reconstruir a sociedade e resgatar o direito dos refugos sociais, que criamos ao longo de décadas. Tenho vergonha de ser chamado humano, quando ando pelas ruas da minha cidade e vejo centenas de famílias sem guarida, abandonadas debaixo do plástico, espalhadas por canteiros e praças, enquanto as autoridades, discutem a sucessão, e aumentos salariais. Tratam a todos nós, de forma mentirosa, como imbecis fossemos. Dão desculpas esfarrapadas para os seus insucessos.Uma cópia do que antecedeu a revolução francesa. 

Não pensam em nossas crianças. Milhares estão sem creche e pré-escola por esse Brasil todo. 3,8 milhões estão fora da escola. Dignidade zero. A semelhança histórica, os miseráveis não têm outro remédio a não ser a esperança afirmava William Shakespeare, eu creio que nem esperança conseguem ter, tal o nível de esquecimento.

Faltam políticas públicas que devem ter sua origem no povo. Faltam pessoas que realmente abracem a causa de nossas crianças e adolescentes. Penso que nossos candidatos deveriam ser sabatinados em público. E mostrar com fatos o que já fizeram pelas crianças antes de pleitearem um cargo eletivo. Sabe por que dou esta sugestão. Eu tenho certeza que se a plataforma de governo fosse direcionada realmente para as crianças e adolescentes, far-se-ia o melhor governo para aquela comunidade. Primeiro, por que  teriam de pensar o futuro. E não existe futuro sem que se tenha a melhor educação,  melhor saúde,  melhor assistência social, escolaridade de qualidade para todos os segmentos, saneamento, habitação, escola de tempo integral, gasto público com controle social, sem favorecimentos, longe da politicalha do ódio, de grupelhos que empobrece a união, o estado e o   município, e sem a maldita corrupção.

Meu amigo, vem aí mais uma eleição municipal.  Abrace esta causa. Converse com seu vizinho, com os moradores da sua rua, na sua escola, na universidade. Vamos virar a mesa. Vamos pensar um governo que eleja como prioridade as nossas Crianças e adolescentes. Firmada em um governo que tenha a sua política fundamentada e construída junto com o povo. Não abra  mão deste princípio. “Aquele que derrama seu sangue comigo será o meu irmão, dizem as crianças e as famílias esquecidas”. Ser grande é abraçar uma grande causa pelo nosso irmão  retirante. Vamos encarar este compromisso  com paixão, pois ela aumenta em função dos obstáculos que se lhe opõe. Finda a batalha, que dia mês e ano não sei, ouviremos dos humildes a gratidão. Quem seguir este caminho verá.

Retirantes - Portinari
Disque Denúncia: 0800 16 11 11





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Insira seu comentário aqui.