Páginas

sexta-feira, agosto 26, 2011

A Vitória da Erradicação vem Quando Multiplicamos a Indignação.

Olá amigos:
Vamos sentir as palavras do Dr. Gilson Delgado ...


Tenho exercido militância em defesa da causa da criança. Falo com as pessoas na rua, nos táxis, em reuniões para engrossar o contingente de pessoas indignadas. A reação das pessoas é um alento para a solução do problema. O desconhecimento é profundo mas a indignação é uma grande companheira. Difícil quem não pede mais de um cartão vermelho. De uma reunião brotam outras reuniões, até em Câmaras Municipais. Este exercício é muito importante porque nos torna um membro atuante e uma pessoa feliz e estimulada. Foi assim nas duas últimas semanas em Ibiúna, Sorocaba, Limeira e Sarapuí. Com outras dezenas de pessoas, no dia a dia, é ali, na bucha, corpo a corpo.  É Muito legal a experiência e a  recomendo a todos. Foi dessa forma que nasceu esta fala do Dr. Gilson Delgado.

Dr. Gilson, meu oncologista, dá o seu testemunho de indignação após ter-lhe eu dito que 90.000 crianças de 5 a 15 anos ainda trabalham no Estado de São Paulo e que somos o segundo Estado no Brasil em número de crianças exploradas sexualmente. Eis o seu desabafo solidário.

Pois é, Paulo, esses dois números são alarmantes para mim também. A gente lamenta e observa que sem um trabalho sério como este, ninguém poderia saber da sua real dimensão.
Me incomoda muito, a possibilidade de que as nossas crianças estejam sendo encaminhadas ou melhor desencaminhadas para uma situação tão lamentável, tão desagradável como esta.  O lugar de criança é na escola, todo mundo sabe disso, e a grande preocupação é que hoje os pais tiram as crianças da escola, muitas vezes por necessidades próprias da família, mas também, porque são ignorantes, são despreparadas.
 O problema do Trabalho Infantil me preocupa muito, quando você  falou os números do trabalho infantil e o número de crianças exploradas sexualmente, fiquei muito triste. Outro dia assisti a um filme real na televisão e eu fiquei muito preocupado, pois uma moça lá no Pará, disse que foi vendida por seu pai quando tinha treze anos de idade para a prostituição e as outras meninas que estavam naquela casa, na prostituição, achavam que a melhor solução era aquela mesma. Essa menina até se rebelou contra a situação e fugiu. E eu,  então, perguntei:- “Quantas meninas podem se rebelar ou não contra a situação, quantas meninas não são mortas por se rebelarem, quantas meninas são prostituídas também, ou são usadas por exploradores?”.

Nós sabemos que o desenvolvimento de uma pessoa não é só físico, mas é psicológico e espiritual simultaneamente. Não acontece separado, a gente não pode seccionar pessoas, elas são inteiras. Essa violência contra as crianças, provocada pelo Trabalho Infantil faz muito mal, essa violência da responsabilidade que tira o brincar, é onde ela aprende, essa violência de não saber se colocar no  mundo, essa violência de não saber ler e escrever, muitas vezes de não saber entender o que escreve, o abuso sexual, o abuso em outras dimensões, nos levam a afirmar que essas crianças foram perdidas na sua vida, na verdade foram truncadas no aspecto físico, todos subdesenvolvidos, o número de doenças nas crianças passa a ser maior, sem sombra de dúvida. O aspecto psicológico então, é insolúvel; a partir de então, são problemas que não se resolvem mais.
Ah, e os problemas espirituais! Ah, se a evolução das pessoas pudesse ser feita até espiritualmente, se a dimensão das pessoas pudesse ser feita até em nível espiritual, nós teríamos o tratamento da pessoa inteira,  no todo.  Ah, mas essas pessoas jamais terão a dignidade a não ser do próprio Deus. Os homens tiraram a dignidade das pessoas. É muito triste! 

Um comentário:

  1. Olá professor Teleco. Visitei seu blog e fiquei muito feliz por ter um espaço onde poderei participar e quem sabe ajudar nossas crianças e dessa maneira alguém nos ouve e tomas decisões firmes em favor dos futuros homens e mulheres. Criança saudável, feliz........Adulto digno.

    ResponderExcluir

Insira seu comentário aqui.