O
QUE A ESCOLA PODE FAZER PARA COMBATER O TRABALHO INFANTIL
- Abordar
o tema desde cedo na sala de aula. Salientar que o trabalho infantil causa danos físicos,
emocionais e sociais.
- Desmitificar
a crença de que”criança pobre, se não trabalhar, vira bandido”. Crianças
tem de estudar e se desenvolver, para terem melhores condições
no futuro.
- Esforçar-se
para que as crianças permaneçam na escola. A
maioria se sente discriminada pelos colegas e pelos professores, pela
queda no rendimento, e desiste de estudar.
- Dar condições para que
realmente aprendam: como as
crianças tendem a chegar cansadas à escola, isso deve ser levado em conta.
- Conversar com os pais caso se desconfie que a criança trabalha.
Sintomas: cansaço, desânimo, tristeza incomum para a idade. Sem resultados, acionar o
Conselho Tutelar.
- Valorizar
o mundo que a criança conhece para transmitir os conceitos: ela não tem a
mesma bagagem cultural dos colegas
da mesma idade, mas é mais madura.
- Promover
palestras com especialistas e cursos para preparar os professores sobre o tema; fornecer o suporte necessário para que
se desenvolva o tema em sala de aula.
- Combater o
preconceito dos colegas de
sala, explicando a situação sem constranger as crianças.
- Lembre-se: combater o trabalho infantil é dever de toda
sociedade. Portanto, se eximir da responsabilidade é um
desrespeito ao Estatuto da criança e do Adolescente.
- Não estigmatizar. Apesar das peculiaridades que possa apresentar,
a criança não deve ser tratada de modo diferente das outras.
- Trabalhar
a auto-estima, pois essas crianças se sentem inferiores às outras
quando chegam à escola. A maioria se sente burra e incapaz de aprender.
- Explicar as regras e dar um tempo para que as crianças se
acostumem: muitas delas não têm essas regras em casa e podem se assustar
por não saber como reagir à disciplina da escola.
·
Fontes: Combatendo
o Trabalho Infantil – Guia para Educadores (Cenpec); Programa para Eliminação
do Trabalho Infantil; Ministério do Trabalho e Emprego.
DISQUE DENUNCIA: 0800 11 16 16
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