Páginas

sábado, novembro 12, 2011

O Trabalho é a Nossa Sobrevivência se Respeitada a Legislação.


Olá, amigos:
Definições reais do que significa o trabalho se justificam para os adultos. Jamais para crianças.


Carlos Fidelis, mais que um pensador, deixou inscrito nos anais das honrarias a sua frase que define o trabalho como quase celestial: “ Em vazios abismais fincam estacas, alçam pontes sobre vãos, arte em forma de viadutos, beleza moderna de rodovias, túneis furam rochas. Homem, imagem e semelhança de Deus, cria, recria, constrói”. Mais prático,  o filosofo Voltaire o definia como um produto necessário a sobrevivência: “O Trabalho afasta de nós três grande males: o tédio, o vício e a necessidade” e finalmente para coroar,  Menandro: “Aquele que dedicadamente trabalha jamais desespera, pois todas as coisas são conseguidas com esforço” Na verdade, são pensamentos que estimulam o  valor do Trabalho. Frases verdadeiras, se vistas à luz de um mundo civilizado, em que todos se respeitam. Também são utilizadas  para justificar o contraditório, a face negra  do trabalho, como a noite escura, tenebrosa, silenciosa. sem réstia de luz, que faz tremer a criança.

Eu sou um trabalhador e tenho claro o seu significado. No exercício do mesmo, deparei-me com situações que me fizeram enrubescer, tanto pela mediocridade, maldade e a paixão pelo poder. Delas tirei o meu aprendizado e, o que é mais interessante,  continuo aprendendo. Nas entre linhas, sem perceber, as pessoas ainda nos machucam, porque no mundo, como diria Cervantes: "no lo creo em brujas, pero que las hay, las hay"  Deixa para lá, estamos vacinados. Quanto ao caminho percorrido, na soma, foi maravilhoso. Chego aos 70 realizado e ainda idealista. Sempre vi o trabalho como oportunidade para mudar o meu mundo, o que sempre sonhei. Com respeito e muito reconhecimento construímos maravilhas. Construímos porque nunca trabalhei só. Com o meu trabalho e de outros tão dedicados e comprometidos fizemos mudanças importantes, principalmente para as nossas crianças. Dos trabalhos, todos foram importantes, porque elevaram a dignidade humana de muitos até então desvalorizados.  O trabalho é necessário, tem o seu valor, se executados de acordo a legislação e trato humano. Caso contrário, se torna um monstro, que engole crianças, trucida os adultos, gera desencantos e dor! É o caso do Trabalho Indecente, neste foco, o Infantil, em suas piores formas.  

O Trabalho Infantil quando não é educativo é sempre  contraditório,  porque  ceifa as oportunidades da criança e o do adolescente, ao longo de suas vidas. Em nenhuma situação ele se sustenta e jamais terá  a aprovação da sociedade, ou daquele que, humanista, sabe ser a  infância  um todo que precisa de proteção integral, atenção, e disponibilidade de ofertas para transformar a criança em um adulto saudável. A Infância é o nosso tesouro, vale mais que qualquer dinheiro do mundo possa pagar.  Mas muitos,  se escudam nas palavras bonitas, ou encontram justificativas falsas como:  “ dar trabalho para evitar um futuro malfeitor”, Malfeitores são os  que querem prejudicar nossos tesouros. Pior que até conseguem e  sabem o mal que causam. Verdadeiros hipócritas, raça de víboras, geração adultera, diria a eles "Cristo", que amava as crianças e as entendia como importantes.

O trabalho Infantil é perverso, é um lobo vestido e cordeiro. Produz males que não são percebidos pelos pais e a própria criança.  Se soubessem os responsáveis destes tesouros, que permitem seu filho trabalhar ou o patrão desonesto que os contrata, as seqüelas deixadas no corpo da criança,  na sua formação psíquica, no moral que  o incapacita, jamais ousariam tal atitude. Procurariam outras formas, jamais utilizar uma criança. Para você que está lendo este texto, uma pequena reflexão:  Uma criança  que começa a trabalhar com até sete anos, terá no máximo quatro anos de escolaridade. Insuficiente para fazer parte do mercado de trabalho. Está condenada a ser escória, refugo, nas calçadas deste Brasil. A pessoa que oferece oportunidade de trabalho à criança não permite que ela viva a sua infância, vital para o seu desenvolvimento. É um insensato, egoísta, doente, incapaz de pensar além do lucro. Não há perdão para quem condena uma criança, seu irmão e sua mãe a viver  toda uma vida de mendicância, lutando por um prato de comida, debaixo de um roto cobertor.

É por conta disto tudo, meu caro companheiro, que nos resta entrar nesta luta e unidos darmos o CARTÃO VERMEHO PARA O TRABALHO INFANTIL. Entre nesta luta. Se precisar eu lhe mando os cartões de bolso para você distribuir e aumentar o nosso time nesta luta. Meu e- mail: lara.dante@uol.com.br




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Insira seu comentário aqui.