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sexta-feira, julho 08, 2011

Conversando com Educadores sobre o Trabalho Infantil -1

Olá amigos:
Trabalhar com a infância é um grabde desafio.

Quando nós olhamos para todas aquelas crianças correndo no recreio, gritos ardidos, serelepes, o que vem a nossa cabeça é "são todas iguais". Essa concepção nós levamos para o nosso espaço de trabalho. Mais tarde, passamos a julgar nossas crianças, esta aqui, não sei não, vai ter dificuldade. Pronto, isso já basta para nosso estado mental começar a trabalhar e o resultado: aquela criança realmente não vai bem, avança pouco. Nosso pensamento nos conduz para a ação. Existe estudos sobre isso e as estatisticas provam. Não bastasse esse "problema" existe outro, muito importante, como nos explica a  mestre em educação da PUC, RJ, Sonia Kramer: "é sabído que os profissionais que trabalham na educação e no âmbito das politicas sociais voltadas à infância enfrentam imensos desafios: questões relativas á situação política e econômica e à pobreza das nossas populações, questões de natureza urbana social, problemas específicos de campo educacional que, cada vez mais, assumem proporcões graves e tem implicações sérias, exigindo respostas firmes e rápidas, nunca fáceis. Vivemos um paradoxo de possuir um conhecoimento sobre a infânia e de ter muita dificuldade de lidar com populações infantis  e juvenis"Tem razão a educadora. Mais do que nunca é preciso refletir sobre o que aprendemos nos nossos cursos e fazermos uma reflexão sobre esses paradoxos e sobre a infância.. Antes de pré-julgar é necessário planejar o trabalho na escola e na creche, para implementar o curriculo.

Para tal, são necessárias respostas,para algumas questões importantes e quem as faz é a educadora Kramer: "Como as pessoas percebem as crianças? Qual é o papel social da infância na sociedade atual? Que valor é atribuído à criança por pessoas na sociedade atual? Que valor é atribuído a criança por pessoas de diferentes culturas? Qual o significado de ser criança nas diferentes culturas? Como trabalhar com as crianças de maneira que sejam considerados seu contexto de origem, seu desenvolvimento, direito social de todos? Como assegurar que a educação cumpra seu papel social diantes da heterogeneidade das populações infantis e das contradições da sociedade". Agindo no coletivo encontraremos as respostas que irão direcionar o planejamento. Sem esta ação, tudo continua no mesmo. Só faremos aumentar o abismo social.

Vivemos numa sociedade desigual onde a criança tem pertencimento social. É preciso atentar para isso, com muito cuiado, meu caro professor. O assunto é muito sério, porque estamos falando de futuro e de escolhas.

"Imagens de pobreza de crianças e trabalho infantil, retratam uma situação em que o reino encantado da infância teria chegado ao fim",afirma Sonia Kramer. E eu pergunto: "será que o reino encantado não existe mais?"


De a sua opinião, é sempre legal compartilhar.

Obrigado!

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